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CAROS AMIGOS, NESTA PAGINA VOCE PODE  FAZER O COMENTARIO QUE DESEJA, DENTRO DO TEMA, ORGANIZAÇAO DE UM SUPERMERCADO.  CONTRIBUA COM IDEIAS, RECLAMAÇOES, FORMAS DE INSENTIVAR A MELHORIA DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA LOJA.   DESDE JA AGRADEÇO SUA PARTICIPAÇAO

CONCLUSÃO PARCIAL DE TREINAMENTO EM VENDAS

A precificação não é tarefa fácil; quando bem posicionado, o preço de um produto ou serviço é fator primordial ao sucesso do plano de marketing.
Para Tuleski, 2009, deve-se considerar:
a)Ser suficientemente alto, para proporcionar lucro a quem o está produzindo ou comercializando, porém não pode ser tão alto que desestimule a compra;
b)Suficientemente baixo, a fim de que seja atrativo aos clientes;
c)Não pode ser demasiadamente baixo, pois pode depreciar o produto aos olhos dos clientes e, não ser interessante produzi-lo e comercializá-lo, pois não gerará lucro significativo.

MARCO ACRESCENTA

Falar de vendedor é falar de vendas, de criatividade, de marketing. É falar de empresários, enfim, é falar de pessoas e estratégias de vendas. 
Um dos fatores que muitos empresários usam para atrair clientes é o preço. Certamente, o preço é algo muito atraente, no entanto, hoje ele já não ocupa mais o principal fator para chamar novos clientes, haja vista, que todos procuram usar desta estratégia para atrair novos compradores. 
Gostaria de abordar este tema, usando como exemplo o segmento de alimentos, até porque, há outros segmentos que a questão do preço torna-se irrelevante, pois há segmentos que as pessoas são motivadas a comprarem por outros fatores.

Por que digo que preço já não é o fator principal para atrair clientes? Por dois motivos simples: um deles é que, com o aumento da concorrência os fornecedores oferecem preços competitivos a todos. Ainda é preciso ressaltar que, mesmos as pequenas empresas como as mercearias, pequenos supermercados estão se unindo formando associações, cooperativas para comprarem em maiores quantidades e assim, terem preços competitivos com as grandes redes de supermercados. Também é preciso dizer que, o consumidor cada vez mais tem sido observador e notado que o preço e um jogo dos supermercados, ou seja, cada um oferece promoções em determinados produtos e no frigir dos ovos ele acaba gastando o mesmo valor tanto comprando num supermercado quanto no outro.

Pois bem, partido das primícias que o preço, não ocupa um papel tão fundamental qual estaria em seu lugar? Entendo que hoje o atendimento é essencial a frente do preço. No entanto, embora muitas empresas prezem em oferecer os melhores preços aos clientes pecam quando o assunto é atendimento. É muito comum ouvirmos reclamações de clientes sobre o atendimento oferecido desde para encontrar produtos nas gôndolas, o mau atendimento dos funcionários, bem como as enormes filas nos caixas por excesso de caixas fechados ou grande morosidade.

Ao fazer a colocação do atendimento como fator essencial para atrair clientes é devido muitos comentários que ouço. Quem já não ouviu a tal frase "tal supermercado eu não entro, pois o atendimento dele é péssimo" ou "tal supermercado é muito desorganizado, os funcionários são maus educados" e ainda, "tal supermercado o problema não é comprar, mas sim, na hora de pagar é uma lentidão e poucos caixas com enormes filas".

Quando se fala em atendimento, esta palavra deve ser considerada como um diferencial para aqueles que desejam aumentar suas clientelas e precisa ter uma conotação extensa, pois engloba desburocratização, treinamento de funcionários, organização dos produtos, atrativos para os clientes. Promover entretenimentos. Em suma, oferecer qualidade de atendimento na praticidade, no respeito e proporcionar prazer emocional para que cliente sinta uma sensação de bem estar. Afinal, uma empresa somente existe porque existe o cliente, ou seja, ele é o fator essencial para a prosperidade de uma empresa, sendo assim, precisa sentir-se respeitado e  bem onde ele faz suas compras.



MARCIO COMENTA:

Isso tudo nos falamos, examinamos e executamos, porem, como vc mesmo disse :Ao fazer a colocação do atendimento como fator essencial para atrair clientes é devido muitos comentários que ouço. Quem já não ouviu a tal frase "tal supermercado eu não entro, pois o atendimento dele é péssimo" ou "tal supermercado é muito desorganizado, os funcionários são maus educados" e ainda, "tal supermercado o problema não é comprar, mas sim, na hora de pagar é uma lentidão e poucos caixas com enormes filas".Isso é nosso objetivo, é um fator muito importante no complexo meio do comercio, porem se juntarmos os dois seria otimo, o ideal, todo bom comercio almeja isto. Gostei da sua participaçao, isso sim motiva . Mas tambem tem muitos fatores que temos que acompanhar de perto, a evoluçao comercial é um complexo mais antigo da criaçao humana, talvez seja o primeiro, e de la pra ca, na origem nao mudou em nada, o determinante mesmo, é a relaçao entre compras e vendas, dai o que modificou foi a maneira de realizar esta tranzaçao, que ate hoje nao se tem uma cartilha onde se tem todos os requisitos do sucesso, porem aqueles que seguem os verdadeiros principios chegam primeiro . Por isso estou repassando alguns principios e este que voce me mandou será o proximo. Nos aqui do supermercados Pierrotti estamos apontando pra o que voce disse:
Gostaria de abordar este tema, usando como exemplo o segmento de alimentos, até porque, há outros segmentos que a questão do preço torna-se irrelevante, pois há segmentos que as pessoas são motivadas a comprarem por outros fatores.

Por que digo que preço já não é o fator principal para atrair clientes? Por dois motivos simples: um deles é que, com o aumento da concorrência os fornecedores oferecem preços competitivos a todos. Ainda é preciso ressaltar que, mesmos as pequenas empresas como as mercearias, pequenos supermercados estão se unindo formando associações, cooperativas para comprarem em maiores quantidades e assim, terem preços competitivos com as grandes redes de supermercados. Também é preciso dizer que, o consumidor cada vez mais tem sido observador e notado que o preço e um jogo dos supermercados, ou seja, cada um oferece promoções em determinados produtos e no frigir dos ovos ele acaba gastando o mesmo valor tanto comprando num supermercado quanto no outro. Com nossa associaçao com a rede valor de supermercados , a melhoria foi bem aproximada do ideal, mas o ideal mesmo é acompanhar sempre a tendencia de mercado

um abraço
marcio